
Acusações de erro médico
É cada vez mais recorrente o fato de que pacientes ou familiares, não entendendo as limitações da medicina ou a falta de infraestrutura para atuação, procuram o Judiciário e o Conselho Regional de Medicina, acusando os médicos de terem “errado”.
Uma pesquisa feita pelo Conselho Federal de Medicina e pelo Conselho Nacional de Justiça concluiu que existem quase 600 mil processos tramitando no País, sendo que contamos com 562.206 médicos.
O maior número de processos por habitante está na região Sul (5,11) e na região Sudeste (3,12). As condenações em percentual variam bastante, bem como as especialidades. Já no Conselho Federal de Medicina, existe um aumento significativo de processos disciplinares.
A Incidência de Processos e Condenações na Medicina Brasileira:
Advogada em Curitiba
advogada curitiba
Advocacia erro médico
escritório de advocacia em Curitiba
Atuamos nos três segmentos:
Conselho Regional de Medicina
Prestamos assessoria completa em processos éticos-profissionais, representando médicos diante do CRM, elaborando a defesa escrita após obter junto aos profissionais o embasamento técnico-científico, visando à absolvição a fim de que o nome do profissional não seja maculado com eventual reconhecimento de culpa.
Esfera Cível
Quando o profissional é acusado e processado, tendo como risco de uma indenização a perda de patrimônio, nossa atuação visa, através das provas produzidas , comprovar a inexistência de negligência, imperícia e imprudência, que caracterizam a culpa, bem como comprovar a inexistência de nexo causal entre o eventual dano e a atuação do médico.
Quando o caso chega na esfera criminal, a atuação do advogado desde o inquérito policial, acompanhando o médico já na delegacia especializada e com o estudo do caso já feito para orientar o interrogatório, é essencial. Casos de erro médico na esfera criminal exigem conhecimento técnico e jurídico aprofundado. Nossa equipe possui expertise em analisar as nuances de cada caso, oferecendo uma defesa personalizada e eficaz.
